segunda-feira, 3 de maio de 2010

TENDA DO SUOR - ONDE O XAMÃ SE CONECTA

Olá, queridos curumins!

Hoje, pretendo apresentar a vocês um antigo ritual que os povos indígenas ainda usam, e que é lindo demais para não ser vivido pelo menos uma vez por alguém. Eu, em humilde oração, desejo realmente que um dia vocês tenham essa oportunidade.Foi uma experiência que mudou minha vida para sempre, e gostaria de dividir isso com todos vocês. Eu extraí este texto do site  "somos todos um", porque ele define melhor o ritual do que eu talvez conseguiria colocar em palavras. Ele foi escrito pela terapeuta holística Marilene Pitta. Acredito que vão gostar.


"Há milhares de anos um povo pensou na idéia da “purificação”. Purificar os pensamentos, as idéias, as emoções, purificar os vínculos emocionais. Sentir através do calor que vem das pedras em chamas um chamado para seguir o caminho sagrado do bem viver! A “CERIMÔNIA XAMÂNICA E O MUNDO ATUAL” fala da “TENDA DO SUOR”.A construção é simples na aparência,mas tem uma sabedoria ancestral que vale a pena pensar sobre esta questão do ponto de vista espiritual-energético-antropológico.Os bambus são ofertados pela Mãe Terra e recolhidos. Limpos,eles ficam esguios e belos como uma coluna ereta numa postura de meditação profunda. As direções estudadas de acordo com o nascer do Sol – o grande Avô. Aquele que cuida de nós todos os dias!
A direção do LESTE é um poderoso PORTAL que tem como GUARDIÃ a ÁGUIA! Aquela que tudo percebe e tem uma visão ampliada das situações. Desvela o infinito! Sobrevoa as altas montanhas e deslinda com maestria os recantos e os esconderijos! Funda-se o leste com essências, aromas e ervas. Quantas vezes temos que contemplar uma situação de outro lugar... Mais alto ou mais baixo. Com mais lucidez, com mais inocência, sem se perder nas suposições e análises! E se fosse ...O julgamento ferino e cortante das nossas falas. As vezes, o SILÊNCIO INTERNO é como o vôo alto da Águia que sobrevoa as situações. Contemplando! Sem se contaminar com as falas nervosas e agitadas de tanta gente que nos cerca e rodeia! Salutar esse modo de pensar!
A direção do SUL é outro imenso PORTAL – boa estrada vermelha –onde todos os dias nós caminhamos, pagamos contas, lutamos e trabalhamos e vivemos! O seu GUARDIÃO é o LOBO. O ensinamento desse portal é levar a vida com humor. As vezes, somos sérios demais, sisudos, amarrados e vivemos como num campo de guerra. Sempre na defesa pois o ataque vem logo,logo! Irônico é que vem mesmo, apesar de todos os cuidados e defesas! O LOBO nos ensina a lição da leveza e da alegria com o tempero do bom humor! (Lembro-me do poeta portenho –Jorge Luis Borges – quando na sua poesia anunciava que viajaria mais leve e comeria menos ervilha! Lógico que o texto é de uma beleza filosófica que nos ensina a viver melhor!). Para isso, o LOBO rí da vida, dos acontecimentos! Na verdade, é aprender a soltar a energia, o fluxo do aprisionamento da raiva, da dor, da tristeza... Lição dura e árdua, mas vale a pena experimentar e ver como funciona do outro lado de lá... Virar de ponta cabeça em cambalhotas... Tudo passa... Tudo finda...A dor mais triste é a ilusão mais linda!
O PORTAL DO OESTE é guardado pelo amado URSO! Um belo animal, solitário, introspectivo que sabe se nutrir com as suas reservas energéticas. A conexão com o URSO é com a limpeza emocional, com liberação dos cordões que aprisionam e sufocam. A energia do URSO é cortante, ela estrangula e corta mesmo que doa! Viver esse PORTAL é decisivo na vida de todos nós. Se pudéssemos perceber o quanto andamos amarrados e muitas vezes sem saber...Somente sentimos que há algo que não é nosso! Porém está presente como uma forma pensamento fantasmagórica.
Mais aromas e ervas específicas na Terra para se erguer a tenda sagrada!
Tudo é elaborado com Cânticos e Orações ao som do Tambor!
O PORTAL DO NORTE – morada sagrada do Búfalo Branco! O espaço da Espiritualidade sem dogmas e regras! O procedimento da Ética é que conduz esse portal de AMOR INCONDICIONAL E COMPAIXÃO!
O portal do Norte nos ensina a tolerância, a bondade, o aprender a conviver com as diferenças! Lugar da cultura de Paz! Lugar das bênçãos, de receber e oferecer! O sentir pleno do Criador nos nossos corações apaziguados, ternos, mansos!
As CERIMÔNIAS XAMÂNICAS têm esse link com a vida! Os bambus são fincados na terra. Arma-se um “útero” e cobre-se com lonas e cobertores... Cada um de nós necessita entrar em contato com o nosso nascer. Muitas vezes um relacionamento mal sucedido vem dessa história de um nascer comprometido. Lá, no escuro e no vazio experimenta-se o contato consigo mesmo! Não há uma fala terapêutica confortadora ou interpretativa... Há cada um confiando na ESPIRITUALIDADE LUZ! O FOGO SAGRADO alastra-se nas pedras ardentes que como um vulcão emite lições para cada pessoa. O suor é a resposta para a entrega das dores pessoais e do inconsciente coletivo! Ouve-se choro! Ouvem-se gritos! Ouve-se o silêncio que é quebrado pelo toque do Tambor ou pelas Orações e súplicas por cada um de nós e de todos!
O lugar mais amoroso para se ficar é junto á terra, respirar no chão. Lá nesse acolhedor abraço a Mãe Terra nos aconchega e nos entrega o seu alento confortável!
É um Silêncio que se vive na “TENDA SAGRADA”.
Muito diferente das businas dos carros! Das correrias nos bancos e lojas...Compras e compras...Lógico que tudo isso é necessário, precisa-se pensar é na forma de agir, é na atitude diante dos fatos e acontecimentos.
Penso que chegou um tempo de se fazer o resgate dessas cerimônias, não no sentido de se apoderar de uma cultura, mas de respeitá-la e honrá-la. Os verdadeiros Xamãs poderão nos ajudar! E novamente, aquele que foi oprimido, pode, se desejar, nos ajudar a caminhar. Pena que tudo passou tão rápido e de uma forma tão cruel! “Enterrem o meu coração na curva daquele rio” é o nome de um livro que narra a dramática história dos nativos americanos, acredito que agora cabe a nós mergulharmos nas mesmas águas límpidas ou lamacentas e procurarmos o coração ferido junto com o nosso também ferido, e curarmos o coração da humanidade enlouquecida em busca de um poder desnorteado!
Vejo que cada pedacinho de cada coração ferido pode ficar junto numa mandala de Luz! É tempo de ajuda! É tempo de CURA! É tempo de PERDÃO! É tempo de LIBERDADE! É tempo de AMAR! É tempo de RESPEITAR! É tempo de ÉTICA!
Que reine soberano o GRANDE ESPÍRITO! Que impere sobre todos nós o reinado de GAIA-PACHAMAMA!"


Ahow!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto...só foi meio difícil de ler com essa letra pequenininha
    me de qualquer forma...muito bom o post
    Parabéns

    ResponderExcluir