segunda-feira, 27 de julho de 2009

Hedonismo e Hannibal (molhos)

Olá, meus pupilos!!
Terminei de ler um dos melhores livros já publiados, sobre o meu Ídolo maior (que até então era o Michael Jackson, mas já que ele foi comer capim pela raiz....), Hannibal Lecter. Pra quem não conhece, vai um pouquinho da história.

Nascido na Lituania, o seu pai era conde e a sua mãe pertencia à alta burguesia italiana. Presumivelmente é descendente dos Sforza e dos Visconti: os Sforza eram uma família de governantes temida pelos seus actos cruéis e os Visconti eram uma importante família, da região de Milão, que possuía a alcunha de "Dragão Antropófago", o que indica que as tendências canibalescas de Hannibal Lecter são uma herança de família.

Aos 6 anos de idade, Lecter passou por vários acontecimentos traumáticos de grande intensidade. Por essa época, a Lituânia sofria a devastação da Segunda Guerra, devido aos ataques alemães sobre a Russia.

A família Lecter foi vítima das incursões alemãs pela Lituânia, tendo apenas sobrevivido Hannibal e Mischa (sua irmã) do confronto entre as tropas nazis e o exército russo. Segundo a novela de Thomas Harris, os irmãos tornaram-se cativos dos hiwis (lituanos traidores que ajudavam os nazis) após este episódio. Os hiwis, que se faziam passar por equipas da Cruz vermelha, instalaram-se na casa de campo da família Lecter para se abrigar de um Inverno rigoroso e, ao ficarem sem alimentos, mataram Mischa e comeram-na (episódio traumático para Hannibal).

Entre 1970 e 1975, Hannibal Lecter adquire o título de Doutor em Psiquiatria no estado de Maryland, EUA.

Em 1975, o Dr. Lecter trabalha como especialista em psiquiatria nos tribunais de Maryland e Virgínia. A primeira vítima de Lecter é Mason Verger, personagem de tendências homossexuais, membro da sua lista de pacientes influentes, que adquire certa amizade com Dr. Lecter. Hannibal, a determinada altura, sugere ao senhor Verger que se autoflagele, provocando graves feridas na face e arrancando partes da mesma. Posteriormente, o Dr. Lecter corta-lhe o pescoço. No entanto, Mason Verger sobrevive ficando tetraplégico e deformado facialmente. Esta personagem é uma das duas vítimas que sobrevivem aos ataques de Lecter.

No papel de ajudante do FBI na elaboração de perfis psicológicos criminais, Lecter trava uma relação de amizade com o Agente Especial William Graham, o qual posteriormente se converterá numa das suas vítimas e a segunda (e última) a sobreviver aos seus ataques. Este facto põe a verdade ao descoberto e, em seguida, Lecter é capturado para ser sentenciado em julgamento, no qual é apresentada uma lista de 9 vítimas comprovadas até esse momento. Hannibal é condenado a nove Prisões perpétuas no Hospital Forense da Cidade Independente de Baltimore.


O caso é que se trata de um dos maiores serial killers do cinema e da literatura. sua grande especialidade eram os molhos. Afinal, trata-se de um Hedonista, grande conhecedor das artes, da gastronomia, psiquiatra respeitado em todo o mundo, porém , com um pequeno probleminha: o conde Hannibal Lecter é viciado em carne humana!

Não aconselho a ninguem comer carne humana... mas recomendo com louvor alguns molhos, na verdade, nessa lista estão os melhores molhos que eu já comi. Experimentem!


Molho puttanesca

(por favor, sem trocadilhos por causa do nome do molho, se possivel...)


2 (sopa) de alcaparras, bem lavadas para tirar o sal
1 (sopa) de orégano seco
200 gramas de azeitonas pretas, sem caroço, cortadas ao meio no sentido do comprimento
75 gramas de filés de anchova, sem espinhas e lavados para tirar o sal
200 ml de azeite de oliva extra-virgem
½ quilo de tomate de molho, picado
250 ml de purê de tomate
3 dentes de alho picados
sal


Desmanchar as anchovas no azeite, acrescentar o alho e refogar sem dourar. Adicionar os tomates e um pouco de sal e cozinhar em fogo lento até que o tomate separar do azeite. Juntar o orégano, as alcaparras, as azeitonas e o purê de tomate. Cozinhar por alguns minutos para mesclar os sabores. Retificar o tempero.


Molho Japonês


5 (sopa) de vinagre branco ou vinagre de arroz
1 (sopa) de gergelim branco torrado
1 (chá) de ajinomoto
2 (sopa) de açúcar
2 (chá) de sal


Levar ao fogo uma panela alta com as sementes de gergelim. Tampar a panela pois elas pulam, como pipoca. Quando o gergelim ficar ligeiramente dourado, acrescentar o restante dos ingredientes.


Molho de menta (Mint Sauce)


Rendimento: 1 xícara

4 (sopa) de açúcar
4 (sopa) de folhas frescas de menta ou hortelã
2 (sopa) de água fervente
1 de vinagre tinto
sal


Colocar o açúcar sobre as folhas de menta, para avivar o sabor. Picar a menta, colocar numa tigela e misturar a água fervente, mexer até dissolver o açúcar. Adicionar uma pitada de sal. Deixar esfriar um pouco e juntar o vinagre. Levar à geladeira. Servir frio com cordeiro.


Molho de mostarda


1 e ½ (sopa) de suco de limão
3 e ½ (sopa) de mostarda
9 (sopa) de creme de leite
1 (chá) rasa de sal
Pimenta do reino a gosto


Misturar bem todos os ingredientes em um recipiente.



Molho de alho


3 dentes de alho amassados
1 copo de leite
1 copo de limão


Bater todos os ingredientes no liquidificador acrescentando azeite ou óleo para engrossar. Esse molho é excelente para fondue de carne e saladas.


Molho Barbecue


2 (sopa) de açúcar amarelo
2 (sopa) de vinagre de cidra
1 (chá) de molho de soja
3 (sopa) de cidra
140 gramas de polpa de tomate
3 gotas de tabasco
1 dente de alho


Descascar e esmagar o dente de alho e colocar em uma tigela com os demais ingredientes. Cozinhar em fogo brando por 20 minutos. Servir este molho com costeletas, hambúrgueres ou churrascos.

"Hannibal Lecter introduz à escuridão da mente de um assassino, nos mostrando como é construído um psicopata."


A vida feliz consiste na tranqüilidade da mente. (Cícero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário